Após ser acionada pela justiça, a Copasa anuncia que dará início à implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) no distrito Dom Lara, em Caratinga, para atender cerca de 388 pessoas. A companhia informa que vai investir R$ 645 mil em obras para oferecer água tratada, clorada e fluoretada à população, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.
A licitação para as obras e serviços foi publicada e a abertura dos envelopes será no dia 11 de abril. A entrega das obras e serviços ocorrerá num prazo de seis meses, contados a partir da data fixada na primeira Ordem de Serviço.
Outro distrito de Caratinga, Cordeiro de Minas, também receberá água tratada. A licitação foi homologada pela Copasa e nos próximos dias a Ordem de Serviço será emitida. A obra em Cordeiro está orçada em cerca de R$ 670 mil, com previsão de término em doze meses, beneficiando cerca de 875 pessoas.
Nos dois distritos serão construídos dois poços profundos e instalados filtros para remoção de ferro e manganês, adutoras de água bruta, adutoras de água tratada, elevatórias para bombear a água para locais mais altos, instalação de unidades de reservação, casa de química, rede de distribuição de água (RDA) e padronização das ligações prediais existentes.
Há algumas semanas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o município de Caratinga e a Copasa implantassem, em até dois anos, o sistema de fornecimento de água em Dom Lara e Cordeiro de Minas. A decisão acatou recurso do Ministério Público. Pelo contrato de concessão, esses distritos já deveriam estar recebendo água tratada desde 1999.