Todos os anos os contribuintes de Caratinga esperam pelo boleto do IPTU em suas casas para começarem a pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano. Mas já estamos em junho e, até agora, o carnê ainda não foi entregue nos imóveis.
Nesta segunda-feira (11) a Rádio Cidade ouviu o superintendente de Tributação da Prefeitura de Caratinga, José Geraldo Cristino, para saber o que houve e quais serão as datas de vencimento do imposto em 2018. Segundo ele, uma das razões para o atraso na entrega das guias é uma mudança no formato do boleto, que agora será uma “guia” impressa pelo próprio correio.
As guias já começaram a ser entregues.
A cota única ou primeira parcela do IPTU 2018 de Caratinga vence dia 25 de junho. Quem optar pelo pagamento à vista terá 10% de desconto. Já o parcelamento reduziu um pouco. O superintendente de Tributação explicou que, como as guias estão chegando para os contribuintes com atraso e o imposto tem que ser pago dentro do ano em exercício, o valor pode ser dividido em, no máximo, sete vezes.
Apesar das guias estarem sendo entregues agora, os carnês do IPTU 2018 já estavam disponíveis na Central de Atendimento ao Cidadão. Quem retirou o carnê em abril teve a opção de pagar o imposto em até oito vezes.
O contribuinte que não paga o IPTU pode ser cobrado na justiça. Vários proprietários de imóveis de Caratinga estão tendo suas dívidas protestadas e, de acordo com Cristino, este é o recurso que o município tem para diminuir a inadimplência. O último levantamento da inadimplência do IPTU, feito no ano passado, mostrou que mais da metade dos contribuintes estavam com o imposto atrasado.