A Copasa comunica que vai investir R$ 21,27 milhões para ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Caratinga. De acordo com o Superintendente Operacional da Companhia, Albino Campos, Caratinga tem 55,7% do esgoto tratado. Quando o sistema estiver concluído, esse número vai aumentar para 95%. As obras terão início a partir do primeiro semestre de 2019 e tem previsão de término para 2021.
Além da ampliação e conclusão de todas as unidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a implantação de um moderno sistema de desodorização, o empreendimento contempla a construção de 370 ligações prediais de esgoto, 3.044 metros de redes coletoras de esgoto, 5.262 metros de interceptores de esgoto e duas estações elevatórias.
.
Impacto na arrecadação
O tratamento de esgoto permitirá ainda que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade das áreas já protegidas. Além disso, também irá contribuir para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; o controle da proliferação de vetores; a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e consequentemente a valorização imobiliária da cidade.
Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação com o Imposto Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa a ser contratada pela Companhia. Também serão gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e a contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.