A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu 15 pássaros sem registro e com sinais de maus-tratos em Belo Oriente e Ipatinga. Militares e agentes de endemias realizavam uma operação para recolher um cão que apresentou suspeita de sintomas de leishmaniose. Ao chegarem na casa onde o animal estava sendo mantido, foram encontrados dez pássaros da fauna silvestre mantidos irregularmente em cativeiro.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, o cão, já bem debilitado, estava em um ambiente totalmente escuro, abafado, sem água e sem alimento, em meio às próprias fezes. Os pássaros estavam presos em gaiolas.
Um dos pássaros apreendidos tinha uma anilha, que serve para identificar o animal e o seu proprietário. A polícia fez uma pesquisa pelo número de identificação, que levou até outra casa, onde foram encontrados mais cinco pássaros sem registros. Ainda de acordo com a polícia, as aves seriam comercializadas.
Dos 15 pássaros apreendidos, 12 já foram soltos em seu habitat e outros três estão sob cuidado veterinário. O cão foi levado para o Centro de Zoonoses de Ipatinga, onde passará novos exames para constatar se foi contaminado ou não com a leishmaniose.
Duas pessoas foram detidas e liberadas depois de assinarem a ocorrência.