Caratinga aguarda a construção de quatrocentas moradias pelo programa. Dois residenciais deverão ser construídos no final da rua Cel. Antônio Saturnino, a “Rua da Cadeia”, no bairro Esperança. De acordo com a prefeitura, a empreiteira está encontrando dificuldade de acesso ao terreno. Ruas estreitas estariam impedindo a passagem de caminhões bitrens. Por esse motivo a obra estaria atrasada.
Ainda segundo a prefeitura, o cadastramento das famílias que podem se beneficiar deste programa em Caratinga continua, pelo menos até o fim de abril.
Aniversário
O Minha Casa Minha Vida completou 10 anos nessa segunda-feira (25). O programa, criado por medida provisória no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reduzir o déficit habitacional no país, passa por um momento de crise e não tem futuro definido.
Com a deterioração das contas públicas e orçamento público mais restrito a cada ano, o programa sofreu brusco corte na chamada Faixa 1, que constrói imóveis 100% subsidiados pela União e atende famílias de renda mais baixa, com rendimentos de até R$ 1,8 mil. Essas famílias recebem descontos de até 90% do valor do imóvel.
Em 2009, quando o Minha Casa Minha Vida foi lançado, a Faixa 1 respondia por 50% das unidades contratadas. No ano passado, esta faixa que beneficia as pessoas mais pobres respondeu por menos de 21% das unidades.