A Câmara Municipal de Caratinga aprovou em segunda votação o projeto de lei de autoria do poder executivo que pede autorização para operação de crédito de R$ 12 milhões na Caixa Econômica Federal. Com a sanção do projeto, o prefeito Welington Moreira poderá assumir a dívida, em nome do município, para recapear vias do hipercentro, das principais ruas dos bairros e de algumas dos distritos.
Na primeira discussão, na última quinta-feira (1º), o próprio prefeito foi à Câmara para defender o pedido. Naquela noite, dos dezessete vereadores, treze votaram a favor, constituindo maioria, e somente quatro foram contra. Na segunda discussão, na noite de sexta-feira, treze vereadores votaram a favor e os mesmos quatro vereadores votaram contra – Helinho, Johny Claudy, Mauro Nascimento e Rominho Costa. Eles alegaram que o projeto não descreve que ruas serão asfaltadas, a espessura do asfalto, qual será o procedimento quando a rua não tiver rede pluvial ou de esgoto, entre outras questões.
A partir agora, cabe aos vereadores a fiscalização do emprego do dinheiro, como disse o vereador Jonhy Claudi
O vereador Diego de Oliveira votou a favor do empréstimo.
O prefeito Welington Moreira destacou nas últimas entrevistas que o município está apto a assumir o débito. Ele conta, principalmente, com um repasse atrasado do Governo de Minas, de mais de R$ 33 milhões, para pagar as prestações. O governador Romeu Zema se comprometeu a começar a quitar a dívida a partir de janeiro de 2020 e é neste compromisso que muitos prefeitos estão se baseando para fazer investimentos.
O prefeito de Caratinga explicou que o início das obras ainda será definido e que mais de uma licitação será aberta para atender o cronograma – que também não foi anunciado. Segundo ele, o recapeamento poderá ser feito ao mesmo tempo em mais de uma rua, agilizando a conclusão do cronograma.