A APAE de Caratinga inaugurou nesse sábado (24), no bairro Monte Líbano, o “Centro Dia Piter”. Este é mais um espaço estruturado da APAE para promover a inclusão social de portadores de necessidades especiais. O projeto começa com 34 assistidos e contará com um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, educador físico e um coordenador geral do serviço.
O centro leva o nome de Pedro da Rocha Filho, o “Piter”, que faleceu em junho deste ano após atropelamento. Piter tinha síndrome de down, era aluno da APAE e uma das figuras mais queridas na comunidade de Caratinga.
De acordo com o presidente da APAE, André Penna, o objetivo do Centro Dia é ajudar os assistidos no convívio social. As chances de ingressarem no mercado de trabalho são menores.
O homenageado do dia, Piter, foi representado pelo seu irmão Flávio Furtado da Rocha. Segundo Flávio, a homenagem representa muito e ameniza um pouco a dor de ter perdido uma pessoa tão querida por todos.
Flávio sempre acompanhou Piter em seus anos na APAE. Na maioria das vezes, também ficava para aproveitar o espaço e ver a alegria do irmão com as oficinas.
Piter chegou a morar em outras cidades. Seus irmãos tentaram o levar para mais perto da família, mas sua paixão sempre foi Caratinga.