Setembro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização e combate ao suicídio. Diversas campanhas são feitas com o intuito de alertar as pessoas sobre os males que a depressão causa no ser humano.
Em Caratinga, várias campanhas serão feitas ao longo do mês com o lema “Todos Pela Vida”. Uma delas é a Barra de Access. Uma técnica de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça que objetiva eliminar os arquivos mentais que já não fazem sentido. Ou seja, faz com que a pessoa tire de sua vida padrões nocivos, ideias e crenças acumuladas ao longo do tempo.
O projeto promovido em mais de 100 países também aconteceu na manhã desta terça-feira (10) na Praça Cesário Alvim, no centro de Caratinga. O idealizador da iniciativa na cidade, Rondinelle Brum, falou sobre as técnicas aplicadas no procedimento.
Especialistas afirmam que as barras trazem diversos benefícios à mente e ajudam a diminuir a ansiedade e o desânimo causado pela depressão.
Tocador de áudioRondinelle é licenciado em Barra de Access e disse que muitas pessoas estão aderindo à prática.
Tocador de áudioA terapeuta Marinalva Soares falou que a terapia traz um resultado rápido para o paciente.
Tocador de áudioSegundo Marinalva Uma sessão de access é capaz de dar energia ao paciente, porém é necessário deixar de lado situações que prejudicam o rendimento pessoal e profissional.
Tocador de áudioSegundo a coordenadora de Promoção à Saúde Milene Luppis, os casos de depressão vêm crescendo em Caratinga. Ela disse que psicólogos têm visitado as escolas para orientar professores e alunos. Para a profissional de saúde, a sobrecarga emocional é um agravante.
Tocador de áudioA depressão é uma doença silenciosa. Aquele amigo ou familiar que às vezes está retraído pode estar passando por uma situação pessoal difícil e não consegue falar.
Tocador de áudioO motorista de ônibus Graziano da Silva Barbosa passou pela praça e demonstrou interesse em participar. Segundo ele, é importante cuidar da mente para manter o equilíbrio.
Tocador de áudioPara a enfermeira Sandra Rosa, a correria do dia a dia e a falta de tempo para se cuidar levam a problemas psicológicos graves que precisam ser tratados.
Tocador de áudioO encerramento das campanhas neste mês de setembro será no dia 27, com passeata que sairá da Praça da Estação em direção à Praça Cesário Alvim. Escolas e instituições da cidade estarão envolvidas.