O recolhimento do lixo pelos caminhões da prefeitura e a varrição não garantem uma cidade limpa, se no dia a dia os cidadãos não jogarem o lixo nas lixeiras e não respeitarem horários e pontos de coleta. Por toda a cidade, árvores, calçadas e terrenos baldios são usados como depósito. O lixo se acumula, se espalha. Proliferam animais, insetos e mau cheiro.
Uma iniciativa tímida de moradores de bairro pode amenizar o problema. Por que não transformar os pontos de depósito irregular de lixo em pequenos jardins? A área gramada, florida e, principalmente, cuidada pelos vizinhos, pode ser uma alternativa para inibir o descarte de lixo. Acreditando nesta ideia, a secretaria de Meio Ambiente decidiu incentivar o movimento para que ele se multiplique em diversos locais de forma organizada. O projeto com a participação da prefeitura começou no bairro Santa Zita e está sendo coordenado pela diretora de Educação Ambiental Aline Oliveira.
O Tiro de Guerra está colaborando na conscientização dos moradores no entorno do jardim.
O monitor do Tiro de Guerra Da Silva disse que a população tem sido receptiva à proposta.
O projeto esteve hoje (12) na esquina das ruas Dr. João Valadares e Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Santa Zita. A moradora Ana Maria Marsal Mol integra a Pastoral de Ecologia Integral do Santuário. O sonho dela é ambicioso, ver as ruas de Caratinga sem entulho de lixo.
O projeto segue o cronograma no bairro Santa Zita que irá contemplar as ruas Rita de Cássia Tassar, Juca Procópio e Pedro Faiçal. Segundo a diretora de Educação Ambiental, outros bairros também deverão ser contemplados.
Aline Oliveira explica que as comunidades interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.
O telefone da secretaria de Meio Ambiente é 3329-8051.