O Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho será realizado em Caratinga nesta terça-feira (17). O movimento, organizado pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com regionais do INSS, Sine, entre outros órgãos de governo, visa discutir propostas de fortalecimento das políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência.
A ideia é conscientizar as empresas para que haja uma sensibilização maior em relação às vagas ofertadas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, além da cota existente.
O presidente da Adefic, Associação dos Deficientes de Caratinga, Jenadir de Oliveira, contou que o movimento ganhou força na região a partir de 2017, quando aconteceu o primeiro fórum sobre o tema no Vale do Aço. Agora, Caratinga também integra o grupo de cidades que se mobilizam para ampliar o mercado de trabalho para pessoas com deficiência, detectando os problemas enfrentados para buscar soluções. O diálogo com os empresários, segundo ele, é fundamental.
De acordo com Jenadir, o Ministério do Trabalho é um grande aliado nesta luta ao fiscalizar o cumprimento da lei que estipula o número de vagas que deve ser reservado a pessoas com deficiência nas empresas.
Dois dias foram agendados para aproximar empresários e deficientes físicos dispostos a entrarem no mercado de trabalho de Caratinga. Amanhã, dia 17, as empresas estão convidadas a enviarem representantes ao balcão do SINE, que funciona na UAI, na avenida Tancredo Neves, para cadastro destas vagas. Durante todo o dia, de 8h às 17h, haverá funcionários do SINE focados na meta de cadastrarem o maior número de vagas possível para deficientes.
Depois, no dia 27 de setembro, será a vez dos deficientes comparecerem no SINE para pleitearem uma vaga. A superintendente do SUAS ( Sistema Único de Assistência Social), Shirlei Maclin, explica que isso pode ser feito em qualquer dia do ano, mas no dia 27 haverá um esforço concentrado neste sentido devido à mobilização.
Pessoas com deficiência que queiram buscar uma vaga de trabalho aproveitando este movimento devem comparecer no balcão do SINE, na agência do UAI de Caratinga, neste dia 27 de setembro. É preciso apresentar carteira de trabalho, PIS, RG, CPF e laudo médico atestando o tipo de limitação física.