A delegacia regional de Caratinga deflagrou na manhã de hoje (27) a operação “Marias” com intuito de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Foram cumpridos 471 mandados de prisão em todo estado de Minas Gerais. Na regional de Caratinga, foram nove mandados de prisão nos município de Caratinga, Ipanema, Inhapim e Raul Soares.
Uma das inovações da Lei Maria da Penha para o combate à violência doméstica foi a criação das medidas protetivas de urgência. Essas medidas podem ser concedidas sempre que uma mulher esteja em situação de violência doméstica, com a finalidade de protegê-la contra novas agressões. Segundo a delegada Nayara Travassos, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, grande parte dos mandados de prisão na região de Caratinga está relacionada ao descumprimento da medida protetiva. Esse descumprimento pode ser punido com detenção de três meses a dois anos.
A delegada Nayara fala da importância do combater à violência contra a mulher.
O nome da operação “Marias” faz referência à Maria vítima de violência doméstica, referência na luta em defesa dos direitos das mulheres e cujo nome é emprestado à lei “Maria da Penha”, ferramenta fundamental no combate à violência doméstica de familiar.