O clima no comércio varejista brasileiro é de otimismo e as vendas de novembro já superaram os números de 2018. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo (CNC), este Natal pode ser o melhor dos últimos seis anos. A estimativa de vendas para 2019 é de R$ 34,5 bilhões, um avanço de 2,8% na comparação com o ano passado.
O maior aumento nas vendas deverá ocorrer nos segmentos de hiper e supermercados, lojas de vestuário e de artigos de uso pessoal e doméstico. O maior aumento real das vendas, contudo, deverá se dar no segmento de cosméticos e perfumarias.
A movimentação no comércio de Caratinga vem sendo maior que o habitual antes mesmo da Black Friday, quando milhares de consumidores de toda a região foram às compras no último dia 29. Saque do FGTS e 13º salário são algumas das razões.
Os 2.630 funcionários da Prefeitura de Caratinga, por exemplo, receberam metade do 13º em julho e a outra metade na última sexta-feira (13). O abono de fim de ano dos servidores municipais injeta, indiretamente, R$ 6 milhões na economia local. Dinheiro aguardado pelos comerciantes, segundo a presidente da CDL, Sandra Carli.
Outra expectativa é quanto ao pagamento do 13º dos servidores estaduais. A possibilidade de pagamento em uma única parcela ainda em dezembro também refletiria positivamente nas vendas de fim de ano. Mas o governador Romeu Zema ainda não pode garantir o pagamento no dia 21 de dezembro, como esperado. A votação do projeto que antecipa recursos do nióbio, que garante o recurso para o 13º ao funcionalismo, deverá acontecer até 18 de dezembro na Assembleia Legislativa. Assim sendo, o abono natalino só será quitado em janeiro.
Enquanto isso, várias campanhas estão em andamento para aquecer a economia de Caratinga.
Sandra Carli pede que os consumidores prestigiem o comércio local para estimular a geração de emprego e a economia, ao invés de comprarem pela Internet.
A partir do dia 19 de dezembro, o comércio de Caratinga funcionará em horário especial. Nesta quinta e sexta as lojas irão abrir às 9h da manhã e fechar às 21h. No sábado, abrem às 9h e fecham 19h. No domingo, o comércio de Caratinga vai funcionar de 12h e fecham às 18h.