O resumo das ocorrências e atividades da Defesa Civil e demais integrantes do Gabinete de Crise de Caratinga, criado para dar apoio à população neste período de chuva, foi passado à imprensa nesta manhã (24). À noite, a polícia precisou remover uma árvore que caiu na BR-474 para que o trânsito não fosse comprometido na estrada que liga Piedade a Caratinga.
Fato mais relevante nas últimas horas foi a queda de um muro na Rua Padre Vigilato, em Caratinga. Um carro foi atingido e uma mulher se machucou com os destroços. Ela foi levada para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora com fratura na perna.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, João Bárbara, o local do acidente já foi vistoriado.
A Defesa Civil está monitorando algumas áreas de risco.
O Gabinete de Crise foi criado nessa quinta-feira considerando a previsão de grande volume de chuva para Caratinga. Apesar da noite e todo o dia nesta sexta-feira terem sido tranquilos, o alerta continua laranja para risco de deslizamento de encostas. João Bárbara também destaca que o nível do Rio Caratinga está dentro do normal.
Neste período de chuva, a limpeza urbana também preocupa. A retirada de entulho e restos de construção que possam obstruir bocas de lobo e pararem dentro do rio estão sendo recolhidos das ruas desde novembro. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Jaider Pascoaline, em caso de emergência, toda a logística já foi montada. A reunião que ocorreu na tarde de ontem para formalizar a composição do Gabinete de Crise alinhou todos os detalhes.
Muitas pessoas descartam lixo, móveis e objetos em locais impróprios. Jaider explica qual o destino correto para descarte, por exemplo, de sofás e eletrônicos danificados.
Até o momento, choveu cerca de 70 mm. O telefone da Defesa Civil é 199.