A partir de hoje (02), grupos da terceira idade de Caratinga poderão participar do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. O espaço onde várias atividades serão desenvolvidas foi inaugurado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Rua João Pinheiro, no centro da cidade.
Um dos objetivos é promover a inclusão digital da pessoa idosa. Na área da educação, os idosos que não se alfabetizaram terão a oportunidade de finalmente aprenderem a ler e escrever. Palestras e debates sobre temas relacionados à saúde também serão promovidos, além de atividades físicas e de lazer.
O Governo Federal cedeu os equipamentos que serão utilizados nos cursos, como impressoras, computadores e aparelhos para apresentar palestras aos 60 idosos inscritos. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Aluísio Palhares, além da informática, os alunos receberão orientações de como usar as redes sociais com segurança e acessar programas para consultar seus direitos.
As aulas serão divididas por turnos.
O prefeito de Caratinga Wellington Moreira destacou que apenas cinco municípios foram contemplados com o programa em todo o país.
Assim que o aluno concluir o curso, ele seguirá para outra etapa. O avanço abrirá novas vagas para os interessados.