O 62° Batalhão de Polícia Militar repassou três respiradores mecânicos ao Hospital CASU, de Caratinga, que é referência no tratamento da Covid-19 na microrregião. Os respiradores foram recolhidos dos hospitais do município em março deste ano para serem recuperados.
O comandante do batalhão, Tenente-Coronel Luciano Reis, explica que naquele mês foram feitas visitas a todos os hospitais e clínicas da área do batalhão, quando os respiradores defeituosos foram recolhidos. Este mesmo procedimento foi feito em todo o estado pela Polícia Militar de Minas Gerais.
Dos 20 respiradores recolhidos na jurisdição do batalhão de Caratinga, apenas sete não puderam ser reparados. Cinco estão em manutenção e dois aguardam na fila de espera.
O engenheiro clínico do CASU, Joildo Fernandes Júnior, disse que o hospital já tem estrutura para receber os equipamentos, que serão testados antes de serem colocados em uso.
O Hospital CASU informou que, dos cinco respiradores recuperados, apenas três permaneceram no hospital. Dois deles retornaram ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, por não terem utilidade no tratamento da Covid. São ventiladores manuais, adequados à ventilação pulmonar mecânica e transporte de pacientes, com utilização pelo tempo máximo 24h .