Nesta semana a Prefeitura de Caratinga divulgou o fluxo de atendimento de pacientes suspeitos de Covid-19, informando locais e contatos telefônicos que estão disponíveis para orientação e consulta. Segundo a prefeitura, este atendimento pode ser feito nas unidades do Programa Saúde da Família, na policlínica municipal e na UPA 24h. Há, ainda, telefones disponíveis nestes locais e na chamada “Central de Monitoramento” – criada logo no início da pandemia.
Contudo, ouvintes já relataram à Rádio Cidade que não conseguem falar na Central de Monitoramento ou são chamados a comparecerem pessoalmente nestas unidades, apesar de julgarem ser mais seguro receber a orientação por telefone para que permaneçam em casa e não contaminem outras pessoas.
A empresária Angela Todeschini fez um desabafo em sua página do Facebook, contando que não conseguiu a orientação esperada ao procurar pelo serviço público de saúde em Caratinga. Ela disse que foi informada nessa segunda-feira (13) de que uma pessoa com quem esteve há alguns dias tinha testado positivo para Covid-19. Além de Angela, o pai dela, de 72 anos, e a mãe, de 68, também tiveram contato com esta pessoa infectada. Preocupada principalmente com os pais, que têm comorbidades, a moradora de Caratinga buscava informação para adotar as medidas necessárias. De acordo com ela, nenhum dos lugares para os quais ligou deu retorno adequado.
Tocador de áudioAngela e os pais fizeram o teste para Covid em laboratório particular na manhã de hoje (15). O resultado sai em cinco dias. Enquanto isso, estão em isolamento domiciliar por conta própria.
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Posicionamento da prefeitura
Nesta quarta-feira (15), a Secretária de Saúde de Caratinga, Jaqueline Marli dos Santos, esclareceu dúvidas comuns referentes ao fluxo de atendimento de pacientes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.
Tocador de áudioA secretária informou que não há protocolo do Ministério da Saúde para acompanhamento de paciente sem sintomas.
Tocador de áudioSegundo a prefeitura, a equipe da Central de Monitoramento está disponível de domingo a domingo, de 7h às 22h, nos telefones: (33)3329-8030, (33) 9.9917-3771, (33) 9.9942-7941.