Moradora de Caratinga que teve contato com caso positivo de coronavírus diz não ter conseguido orientação na Secretaria de Saúde e PSFs

Por Rádio Cidade

15/07/2020 às 17:27

Nesta semana a Prefeitura de Caratinga divulgou o fluxo de atendimento de pacientes suspeitos de Covid-19, informando locais e contatos telefônicos que estão disponíveis para orientação e consulta. Segundo a prefeitura, este atendimento pode ser feito nas unidades do Programa Saúde da Família, na policlínica municipal e na UPA 24h. Há, ainda, telefones disponíveis nestes locais e na chamada “Central de Monitoramento” – criada logo no início da pandemia.

Contudo, ouvintes já relataram à Rádio Cidade que não conseguem falar na Central de Monitoramento ou são chamados a comparecerem pessoalmente nestas unidades, apesar de julgarem ser mais seguro receber a orientação por telefone para que permaneçam em casa e não contaminem outras pessoas.

A empresária Angela Todeschini fez um desabafo em sua página do Facebook, contando que não conseguiu a orientação esperada ao procurar pelo serviço público de saúde em Caratinga. Ela disse que foi informada nessa segunda-feira (13) de que uma pessoa com quem esteve há alguns dias tinha testado positivo para Covid-19. Além de Angela, o pai dela, de 72 anos, e a mãe, de 68, também tiveram contato com esta pessoa infectada. Preocupada principalmente com os pais, que têm comorbidades, a moradora de Caratinga buscava informação para adotar as medidas necessárias. De acordo com ela, nenhum dos lugares para os quais ligou deu retorno adequado.

Angela e os pais fizeram o teste para Covid em laboratório particular na manhã de hoje (15). O resultado sai em cinco dias. Enquanto isso, estão em isolamento domiciliar por conta própria.

 

Posicionamento da prefeitura

Nesta quarta-feira (15), a Secretária de Saúde de Caratinga, Jaqueline Marli dos Santos, esclareceu dúvidas comuns referentes ao fluxo de atendimento de pacientes suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.

A secretária informou que não há protocolo do Ministério da Saúde para acompanhamento de paciente sem sintomas.

Segundo a prefeitura, a equipe da Central de Monitoramento está disponível de domingo a domingo, de 7h às 22h, nos telefones: (33)3329-8030, (33) 9.9917-3771, (33) 9.9942-7941.