De certa forma, pode-se dizer que o centro de Caratinga tem sido tomado por filas no período da manhã. Todas as pessoas ficam por mais de uma hora aguardando acesso à agência da Caixa Econômica Federal da praça Cesário Alvim.
As filas para a Caixa são comuns, mas nestes dias estão especialmente grandes, também chamando atenção por causa dos riscos da pandemia. Hoje pela manhã, calçadas de quatro ruas foram tomadas, contornando o quarteirão.
A Caixa encaminhou nota informando que a fila é fiscalizada por agentes bancários e o distanciamento recomendado entre as pessoas é delimitado através de marcadores. O banco também destaca que divulga o calendário de saque escalonado do Auxílio Emergencial e do FGTS Emergencial, além de abrir as agências em alguns sábados.
Vamos lembrar que o Perfil Epidemiológico da Pandemia de Covid-19 divulgado nessa segunda-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde, informou que, de 4 a 21 de novembro, houve um aumento de 13,7% no número de casos confirmados de coronavírus. Em duas semanas a média foi de 15 novos casos por dia em Caratinga.
Nós, então, entramos em contato com a prefeitura para saber se algo pode ser feito para diminuir a aglomeração para atendimento na Caixa Econômica de Caratinga…
Conforme a prefeitura, uma equipe da Secretaria de Saúde ampliou o número de fiscais que auxiliam o atendimento na Caixa Econômica Federal. São dez servidores que se dividem entre as tarefas de acompanhar a fila, recolher documentos, dar respostas, chamar o cliente, entre outras.
Nesta semana, segundo a prefeitura, foi preciso chamar reforço policial, pois os servidores foram empurrados por algumas pessoas que estavam na fila e a administração municipal estuda propostas para amenizar o problema. Uma das opções é voltar com o atendimento externo. Porém, a decisão precisa ser tomada pela Caixa Econômica a nível federal, ou seja, valendo para todas as agências do Brasil.
A prefeitura aproveita para pedir a colaboração da população com o trabalho dos funcionários e com a manutenção das medidas de distanciamento social.