Começa nesta sexta-feira (16) a Campanha de Vacinação Contra Gripe em Caratinga. Desta vez, os idosos não serão os primeiros a serem vacinados contra a gripe. Neste primeiro momento, a campanha contra o vírus influenza prioriza as crianças de seis meses a seis anos incompletos, mulheres grávidas ou que tiveram parto nos últimos 45 dias e profissionais da saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, os idosos não são os primeiros da fila, porque, além da gripe, o Brasil está vacinando contra a covid-19, priorizando as pessoas de mais idade, por serem grupo de risco de agravamento da doença.
A mudança serviu para que a aplicação das doses de gripe e covid não coincida. Isso porque deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias, entre as duas imunizações para garantir a eficácia. Quem estiver próximo de tomar a vacina contra covid-19, a orientação é tomar e adiar a vacina da gripe, que vai ocorrer nas salas de vacinação de todo o país.
O público- alvo, as crianças de seis meses a seis anos incompletos, mulheres grávidas ou que tiveram parto nos últimos 45 dias e profissionais da saúde, deverá procurar a Unidade de Saúde do seu respectivo bairro de 8h às 10h30 e de 13h às 16h30 para receber a vacina. Aqueles que moram em áreas descobertas por PSFs deverão ir até a Unidade V. Vale ressaltar que é essencial a apresentação do documento de identidade, comprovante de residência e cartão de vacina.
De acordo com o Secretário de Saúde Erick Gonçalves, o ‘DIA D’ de vacinação contra gripe vai acontecer no sábado (17).
Erick ressalta sobre a importância da imunização, principalmente no período do inverno.