O Casu – Hospital Irmã Denise de Caratinga abriu 15 novos leitos de UTI para o tratamento da covid-19. Os leitos, já estão instalados e prontos para utilização, totalizando 120 leitos de UTI adulto e 5 UTI pediátricos, além de 20 leitos de enfermaria.
A diretora administrativa do CASU, Raquel Carvalho, informa que com a abertura dos novos equipamentos, o Casu chega a sua capacidade total de instalação, passando a ser o hospital com maior capacidade instalada de leitos para atendimento da covid-19 na macrorregião do Vale do Aço.
Os 125 leitos foram encaminhados ao Estado de Minas Gerais pelo Ministério da Saúde (MS), e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponibilizou aos hospitais que tiveram o credenciamento para ampliação dos leitos aprovado de acordo com o Plano de Contingência apresentado pela Superintendência Regional de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde Erick Gonçalves, Caratinga também destaca como um dos municípios que mais tem leitos habilitados pelo Estado.
O secretário de Saúde reforça que até o momento não há pacientes de Caratinga sem vaga hospitalar.
Em vários estados do país tem faltado medicamentos chamados de Kit Intubação fazendo com que hospitais mudem o protocolo nas UTIs para racionar os medicamentos e evitar a total escassez. Porém, felizmente, esse não é o caso de Caratinga. Erick Gonçalves afirma que o município tem estoque suficiente para atender toda a demanda da microrregião.
De acordo com o secretário de Saúde, 109 pacientes estão internados no Hospital Casu para tratamento da Covid-19, sendo 35 são residentes de Caratinga. Ele também reforça a importância de manter as medidas preventivas contra a doença.