O secretário de Saúde de Caratinga, Érick Gonçalves, falou na tarde desta quinta-feira (19) sobre o avanço no combate à pandemia de coronavírus no município. Ele destacou em entrevista coletiva a redução diária de novos casos e também de pacientes internados.
Segundo o secretário, Caratinga observa o mesmo fenômeno registrado em outras cidades, que é uma procura menor pela vacina entre os mais jovens.
Érick afirma que a vacinação tem reduzido os casos, mesmo em meio a um isolamento social menor.
Apesar de toda a informação divulgada sobre a importância da segunda dose da vacina contra Covid, há pessoas se esquecendo ou negligenciando o retorno às unidades de saúde.
Um novo estudo do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Ação Covid-19 desenvolveu possíveis cenários para pandemia em 2022. Os pesquisadores concluíram que a porcentagem de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2 pode chegar a 71,5% da população em áreas com alta densidade populacional e baixa qualidade de vida.
O secretário Érick orienta que, mesmo quem se vacinou deve manter a máscara como mais uma barreira de segurança contra o novo coronavírus que continua circulando.
O secretário disse que, até o momento, não há confirmação laboratorial de caso da variante Delta em Caratinga, apesar do secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti já ter dito que a transmissão no estado já é comunitária, ou seja, a variante Delta, considerada mais transmissível, está circulando entre os moradores do estado.
Érick Gonçalves também informou que o Ministério da Saúde não conseguiu as doses necessárias da vacina da Pfizer para reduzir o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.