Começaram nesta terça-feira (5) as atividades da Unidade Móvel de Castração de Animais, o Castramóvel, em Caratinga. Os primeiros cães e gatos a serem atendidos gratuitamente são das protetoras do município. Em seguida, serão contemplados animais de famílias de baixa renda. O secretário de Saúde Érick Gonçalves explica como o serviço irá funcionar.
Os animais da zona rural também serão atendidos.
Segundo Érick, todos os animais cadastrados receberão um chip.
O médico veterinário da prefeitura Alisson Silveira fala sobre os requisitos para ter acesso à castração gratuita.
Ele destaca alguns benefícios que o procedimento traz para a saúde do animal.
A unidade, inspecionada e aprovada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, é estruturada com os equipamentos cirúrgicos necessários, incluindo os de esterilização, gaiolas separadas e ar condicionado. Após a cirurgia, o animal fica em observação até o final do dia para só depois ser liberado para o tutor com as recomendações para a recuperação em casa.
Bernadete de Souza e a filha Ana Júlia levaram a gatinha Pandora para ser castrada hoje.
A protetora Amélia Gomes também levou alguns animais resgatados.
A estimativa da prefeitura é de dez castrações por dia e duzentas no mês, entre fêmeas e machos de cães e gatos.
Para ter acesso ao serviço, os animais devem estar saudáveis, terem entre 6 meses e dez anos de idade e pertencerem a famílias de baixa renda cadastradas no Cad-Único. Os proprietários dos pets precisam fazer um cadastro no site da prefeitura www.caratinga.mg.gov.br. Interessados devem clicar em um ícone verde escrito “castramóvel” no final da página. Os endereços cadastrados em maior número serão os primeiros a serem visitados pela unidade.