Caratinga foi destaque nacional e até internacional ao ser palco de mais uma tragédia que ficará marcada na história da música brasileira, a morte da cantora sertaneja Marília Mendonça e de outras quatro pessoas que viajavam com ela em um avião bimotor. A notícia que chegou aos poucos enquanto a Rádio Cidade e toda imprensa cobria a queda da aeronave na cachoeira do Córrego do Lage, deixou milhares de pessoas em luto.
A noite da última sexta-feira (5) era para ser de festa com o show da cantora em Caratinga. Mas no horário em que ela estaria no palco, no Parque de Exposições, fãs se reuniam na Praça Cesário Alvim em homenagem à artista.
Tocador de áudioO avião de uma empresa de táxi aéreo de Goiânia foi retirado do local nesse domingo (7), numa operação delicada que contou com o esforço de várias equipes. Por volta das 17h foi transportado para o pátio credenciado do Detran, Fervel.
Os dois motores foram removidos nesta segunda-feira. A programação inicial era içar os motores com ajuda de um helicóptero, mas questões ambientais inviabilizaram a operação. Para que o helicóptero tivesse acesso com segurança, seria preciso cortar várias árvores e isto não pode ser feito sem autorização de órgãos ambientais. Sendo assim, a alternativa foi retirá-los por terra.
Depois que todos os destroços estiverem no pátio, um único veículo irá levá-los para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde deverá passar por mais uma perícia.
O bimotor foi liberado para remoção depois da inspeção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Cenipa. Especialistas da regional três, do Rio de Janeiro, estiveram em Caratinga durante todo o sábado. De acordo com o Tenente-Coronel, aviador Silveira, além da coleta de dados para análise posterior, foi recolhido um equipamento que irá informar exatamente o trajeto feito pelo piloto.
Tocador de áudioAinda na sexta-feira a Cemig confirmou o rompimento de um cabo da torre de energia que fica perto da cachoeira onde o avião caiu. Conforme a companhia, o cabo é um fio-terra e não estava energizado. A Cemig também demonstrou que a rede está fora da área de proteção do aeródromo de Caratinga. Por esse motivo, não é obrigatória a sinalização da rede. A informação foi confirmada pela Aeronáutica.
Para buscar as causas que contribuíram para o acidente, técnicos do Cenipa também vistoriaram o ponto onde a rede foi rompida.
Tocador de áudioO trabalho do Cenipa foi acompanhado de perto pela assessoria jurídica de Marília Mendonça, que enviou dois advogados. Maurício Carvalho era um deles.
Tocador de áudioTenente-Coronel Silveira explicou que não há prazo para conclusão das investigações.
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