Um evento que reuniu várias autoridades e famílias beneficiadas pelo programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, marcou a entrega simbólica das primeiras chaves das unidades do Residencial Esperança III. O processo de ocupação dos edifícios, no bairro Esperança, começa agora. Ao final, serão contempladas quatrocentas famílias. A ocupação do outro bloco de apartamentos, o Esperança IV, também vai acontecer nas próximas semanas, segundo a prefeitura.
A solenidade desta quarta-feira (8) contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Tocador de áudioCada unidade tem 45m², com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha com área de serviço. A superintendente de Defesa Social, Cristiane Do Val, explica que a seleção das famílias para estas moradias é feita pelo Governo Federal.
Tocador de áudio
Ela informou, também, que à medida em que os trâmites burocráticos forem sendo cumpridos, novas chaves serão entregues.
Tocador de áudioJosé Lúcio Dias está entre os primeiros que receberam as chaves dos apartamentos. Ele disse que a situação estava tão difícil, que chegou a dormir na rua.
Tocador de áudioAna Cristina mora hoje no bairro Doutor Eduardo. Ela diz que perdeu o emprego recentemente e está muito feliz por sair do aluguel.
Tocador de áudioO prefeito Welington Moreira falou do privilégio de poder ver o resultado de um programa de tamanha amplitude e importância para a população mais carente. Ele destacou ainda, o impacto econômico da urbanização e ocupação população daquela área.
Tocador de áudioJá foram aprovados 93 cadastros para o Residencial III e 202 para o Residencial IV. Um dos critérios para ter acesso ao programa é não ter renda familiar superior a R$ 1.800,00. As parcelas variam conforme a renda comprovada e o prazo máximo de financiamento é de dez anos.
Repórter Israel Salles mostra um dos apartamentos