Um evento que reuniu várias autoridades e famílias beneficiadas pelo programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, marcou a entrega simbólica das primeiras chaves das unidades do Residencial Esperança III. O processo de ocupação dos edifícios, no bairro Esperança, começa agora. Ao final, serão contempladas quatrocentas famílias. A ocupação do outro bloco de apartamentos, o Esperança IV, também vai acontecer nas próximas semanas, segundo a prefeitura.
A solenidade desta quarta-feira (8) contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Cada unidade tem 45m², com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha com área de serviço. A superintendente de Defesa Social, Cristiane Do Val, explica que a seleção das famílias para estas moradias é feita pelo Governo Federal.
Ela informou, também, que à medida em que os trâmites burocráticos forem sendo cumpridos, novas chaves serão entregues.
José Lúcio Dias está entre os primeiros que receberam as chaves dos apartamentos. Ele disse que a situação estava tão difícil, que chegou a dormir na rua.
Ana Cristina mora hoje no bairro Doutor Eduardo. Ela diz que perdeu o emprego recentemente e está muito feliz por sair do aluguel.
O prefeito Welington Moreira falou do privilégio de poder ver o resultado de um programa de tamanha amplitude e importância para a população mais carente. Ele destacou ainda, o impacto econômico da urbanização e ocupação população daquela área.
Já foram aprovados 93 cadastros para o Residencial III e 202 para o Residencial IV. Um dos critérios para ter acesso ao programa é não ter renda familiar superior a R$ 1.800,00. As parcelas variam conforme a renda comprovada e o prazo máximo de financiamento é de dez anos.
Repórter Israel Salles mostra um dos apartamentos