Há quase seis meses o monumento Menino Maluquinho, às margens da BR-116, no bairro Rodoviários, em Caratinga, está sustentado por andaimes para impedir que a cabeça caia. A estátua já passou por manutenções, mas agora sofre com uma infiltração que comprometeu a estrutura do pescoço. A recuperação começa nesta semana sob a responsabilidade do artista plástico Flávio Rodrigues e do especialista em fibra de vidro André Magalhães.
Flávio Rodrigues, que mora em Belo Horizonte, mas é natural de Caratinga, trabalha com restauração há cerca de 25 anos e resume o que será feito no monumento.
O especialista em fibra de vidro André Magalhães explica que todo o Menino Maluquinho será revestido novamente antes da pintura.
Desde quando foi inaugurado em 2003 pela Prefeitura de Caratinga, o monumento é visitado por vários moradores e viajantes que passam por Caratinga através da BR-116. A estátua, com a base, tem dez metros de altura.
O Menino Maluquinho é personagem da obra literária consagrada de autoria do caratinguense Ziraldo, que já teve adaptações para o cinema, teatro, história em quadrinhos e até ópera. A história publicada pela primeira vez na década de 1980 ainda encanta crianças e adultos.
O trabalho de restauração de Flávio e André deverá ser concluído em trinta dias, podendo ser interrompido caso chova.