Pais de alunos especiais cobram da prefeitura atendimento individual de seus filhos na sala de aula

Por Rádio Cidade

18/04/2022 às 18:14

Representantes da Associação de Professores de Atendimento Educacional Especializado do Estado De Minas Gerais, juntamente com professores e pais de alunos com deficiência, se reuniram na Secretaria de Educação de Caratinga para cobrar a contratação de professores especialistas para acompanhamento destas crianças na rede municipal de ensino.

O presidente da APAEEMG Rilton Ramos conta que a entidade recebeu denúncia sobre ausência de professores de apoio, o que estaria afetando o aprendizado dos alunos com necessidades especiais.

Michele Brasil é mãe de um aluno especial. Para ela, esse atendimento é fundamental para que o aprendizado aconteça.

Rosana Floro tem um filho autista e também quer garantir o direito ao suporte do professor.

A Secretaria Municipal de Educação informou por meio de nota que tomou conhecimento desta denúncia no dia 12 de abril e afirma que em uma reunião sobre educação inclusiva, promovida em janeiro deste ano, não foi apresentada qualquer reivindicação por parte do presidente da APAEMG ou de qualquer outro representante deste setor presente no encontro. Na reunião da manhã de hoje (18) com representantes de classe de alguns profissionais, entre eles os Assistentes Educacionais, a secretaria buscou esclarecer a situação e debater possíveis soluções.

O assessor jurídico da Prefeitura de Caratinga Túlio Ramos explica que o município está regulamentando os cargos da educação, inclusive, o de Assistente Educacional. Ele também diz que a administração municipal não acredita nos benefícios de um professor exclusivo para cada criança.

De acordo com Túlio Ramos, nova reunião está marcada para esta terça-feira com os pais dos alunos.