Com o início da colheita de café nos municípios situados na área do Batalhão de Polícia Militar de Caratinga, a PM estabeleceu planos de emprego do efetivo, por meio da Operação Safra Segura, e realizará diversas intervenções para garantir segurança e prevenir crimes contra o patrimônio e a vida.
A Polícia Militar recomenda que o produtor evite levar grandes valores em dinheiro para a lavoura. Para pagamentos de altas quantias que não puderem ser feitos através do sistema bancário, é importante combinar horário e local com a patrulha rural para que o procedimento aconteça de forma segura. Máquinas e equipamentos industriais devem ficar sob vigilância e o café deve ser armazenado em galpões com portão e chave. Também é aconselhável que produtor e trabalhador estejam com o aparelho celular sempre junto. Se forem trabalhar em veículo particular, guardem chaves e capacete em local seguro.
A polícia lembra que é proibido transportar pessoas em carrocerias de caminhão e caso o proprietário rural ainda não tenha se cadastrado na rede de proteção rural, deve procurar a Polícia Militar para integrar o grupo.
A Operação Safra Segura foi desencadeada em todos os municípios da unidade, com ênfase nos locais de maior produtividade e, consequentemente, maior rotatividade de trabalhadores, produtores e centros de colheita e estocagem do café.