Operação das polícias militar e civil prende suspeitos de participarem de roubos a joalherias e tentativa de latrocínicio

Por Rádio Cidade

10/06/2022 às 18:26

As polícias militar e civil anunciaram nesta sexta-feira (10) a prisão de três adultos e o acautelamento de dois adolescentes suspeitos de envolvimento em roubos a joalherias e pessoas que possuíam joias, em Caratinga, nos últimos meses. Esta é a segunda fase da Operação Medalha de Ouro, que busca interromper a sequência de crimes desta natureza no município.

De acordo com o delegado regional Ivan Sales, a investigação concluiu que os crimes foram praticados por uma organização criminosa, com indivíduos que cooptavam pessoas para roubar e, depois, vendiam as joias a terceiros. Ao menos um roubo e uma tentativa de latrocínio já estão elucidados.

O delegado se referiu à tentativa de roubo ocorrida no dia 23 de maio, quando o motociclista Danilo Francisco foi baleado na nuca ao tentar fugir da abordagem de bandidos. Os autores, segundo as investigações, estavam no local para praticar um roubo que não foi bem sucedido. Ao retornarem do endereço do alvo inicial viram a moto e decidiram assaltar a vítima.

Outro delito relacionado aos suspeitos seria o ocorrido no dia 7 de maio, quando dois seminaristas tiveram as carteiras e os celulares roubados na avenida Dário Grossi.

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Caratinga, Tenente-coronel André Pedrosa, disse que os canais de denúncia foram fundamentais para o sucesso do cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão. Ele também destacou o trabalho focado na prevenção do roubo de joias, que inclui até mesmo o monitoramento de motocicletas – veículo mais utilizado pelos assaltantes.

A Operação Medalha de Ouro conduziu nove pessoas na primeira fase e cinco nesta segunda etapa. Conforme apurado, um dos responsáveis pelo planejamento dos crimes tentou fugir para os Estados Unidos, mas não conseguiu entrar no país norte-americano. Neste momento, espera-se a deportação e a expedição do mandado de prisão para que ele seja preso logo que retornar ao Brasil.