A Polícia Civil concluiu a coleta de material genético de 74 detentos que cumprem pena no presídio de Caratinga. O DNA de todos eles irá integrar o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).
De acordo com o delegado regional Ivan Sales, o banco de perfil genético é uma importante ferramenta de auxílio na apuração de diversos crimes, já que o cruzamento do DNA gera prova incontestável de que o investigado esteve na cena do crime.
Instituída em 2013, a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos também auxilia na instrução processual e identificação de pessoas desaparecidas. Segundo dados do Governo Federal, em dezembro de 2020, o BNPG contribuiu em quase duas mil investigações criminais no Brasil, incluindo crimes contra a vida, sexuais e crime organizado.
Em julho estão programadas 55 coletas no presídio de Inhapim.