Festival de Cinema Infantil de Minas abre inscrições. Programação itinerante passa pela região e terá final em Caratinga

Por Rádio Cidade

28/07/2022 às 18:06

Estão abertas, até 20 de agosto, as inscrições para o 2º Festival de Cinema Infantil de Minas Gerais, FECI. Este ano, o festival prestará homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo Alves Pinto. As crianças interessadas serão desafiadas a demostrarem toda sua criatividade na realização de pequenos filmes, curtas de até dois minutos, inspirados na temática “Minha Aventura Maluquinha”.

O festival tem caráter itinerante, com etapas regionais que ocorrerão durante todo o mês de setembro nas cidades de Inhapim, Ubaporanga, São Sebastião do Anta, São Domingos das Dores e Imbé de Minas. A final será realizada em Caratinga, no dia 24 de outubro, no Cine Brasil, onde os filmes classificados em cada cidade serão exibidos e seus autores receberão a premiação.

Todas as crianças entre 6 e 14 anos, residentes em um desses municípios, poderão se inscrever. Segundo o regulamento disponível no site www.feci.com.br,  o FECI oferecerá 18 prêmios: um Celular Samsung S21 para o primeiro lugar Geral e 17 prêmios em dinheiro, no valor de R$ 350,00 para cada vencedor da etapa local.

“Ziraldo é um ícone infanto-juvenil, sua produção marcou de forma profunda a imaginação de crianças do Brasil inteiro. Queremos que as crianças participantes tenham essa personalidade como fonte de inspiração. Essa decisão faz parte das homenagens que o festival fará ao cartunista Ziraldo, por seu aniversário de 90 anos”, afirma o coordenador geral do evento Vinícius Faria.

A coordenação do 2° FECI está recebendo o apoio estrutural das municipalidades onde acontecem as etapas. Esse ano, o evento será realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas, através do edital “Exibe Minas” e é uma realização do Cinema na Comunidade, Coletivo Arte Cine e Revista Jararaca Alegre. “Estimular as crianças a perceberem o celular como uma ferramenta de produção criativa é um desafio muito bacana. A criatividade infantil, certamente, fará com que o FECI se consolide e se torne uma aventura maluquinha, para todos os envolvidos.” destaca Vinícius Faria.

Os interessados podem obter mais informações sobre o festival no site www.feci.com.br , através do email feci.contato@gmail.com, nas redes sociais do FECI ou através dos telefones (33) 9.8465-8155 e (33) 9.8841-3878.