Retomamos no início desta semana a sequência de reportagens sobre a história do radio no Brasil para marcarmos os 100 anos deste veículo tão querido pelos brasileiros. Desde o dia 1º de setembro, estamos trazendo no final do Jornal da 89 uma abordagem diferente. São matérias produzidas pela Agência Brasil e Rádio MEC que contextualizam ou refrescam a memória dos ouvintes que nos acompanham hoje, ainda através do rádio propriamente dito, na frequência 89,1 FM, ou do aplicativo para celular, o chamado streaming.
O dia exato deste aniversário é 7 de setembro e neste mesmo mês a Rádio Cidade comemora 34 anos no ar, com você, sorteando vários prêmios. Para participar, é só acompanhar nossa programação e seguir as redes sociais.
O tema de hoje é: radiojornalismo. O jornalismo de rádio passou por várias transformações a partir dos anos 1980, abraçando o grande potencial para a produção jornalística que o veículo sempre teve. Foi no período de redemocratização do Brasil que se concretizou a próxima grande etapa de experiências bem-sucedidas no jornalismo de rádio: as emissoras dedicadas exclusivamente à notícia.
A novidade seguia a tendência de segmentação das rádios e corria atrás de um modelo de negócio que os Estados Unidos tinham consolidado décadas antes. Em nível nacional, podemos destacar a emissora JB, de Brasília, que experimentou o modelo, sem muito sucesso. O primeiro grande destaque foi, de fato, a CBN, que até hoje domina o mercado de rádio neste segmento. Em seguida, vimos a consolidação da Band News.
A Rádio Cidade sempre acreditou na força e na importância do jornalismo. Tanto que mantém uma equipe exclusiva para produção deste conteúdo. Você já começa o dia, na Cidade FM, ouvindo a 1ª edição do Jornal da Itatiaia. Nossa parceria com a maior rádio de Minas traz o panorama dos principais fatos de Minas, do Brasil e do mundo, além do esporte. Ao longo da programação, levamos ao ar boletins informativos e, às 19h, o resumo das notícias locais, regionais, e também abordagens relevantes a níveis estadual e nacional, no Jornal da 89.
O trabalho do jornalismo da 89,1 FM, de Caratinga, é acompanhado, ainda, por milhares de internauta que seguem nossas redes sociais no Facebook, Instagram ou no site da emissora.
Há 34 anos no ar, temos orgulho em dizer que nosso jornalismo se consolidou como referência na região, tendo conquistado ampla audiência.