Profissionais de enfermagem de Caratinga estão organizando uma manifestação contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu, no último domingo (4), a lei que fixou o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.750 para os setores público e privado.
O ato está marcado para esta sexta-feira (16), quando manifestantes de Caratinga e também de cidades vizinhas se reunirão na Praça do Menino Maluquinho e seguirão em passeata pelas principais ruas da cidade. O presidente do sindicato dos servidores públicos, Clausiano Peixoto, destaca que a manifestação não tem viés político.
A sessão do plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) registra até agora o placar de 5 a 3 pela suspensão da lei que criou piso nacional para profissionais de enfermagem. Os ministros avaliam se mantêm ou derrubam a decisão do ministro Luís Roberto Barroso. Ele suspendeu a norma até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.
O prazo para que essas informações sejam enviadas ao STF é de 60 dias. A ação analisada pelos ministros foi proposta pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde).