O Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, a continuidade do processo de privatização da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais– CeasaMinas. A aprovação permite o avanço para a fase de publicação do edital e realização do leilão, mas, alguns ajustes serão necessários.
No ano de 2000, a CeasaMinas foi repassada para o governo federal, após negociação com governo estadual, na qual foi assinado Contrato de Compra e Venda da União. O principal objetivo da federalização era a realização, pelo governo federal, da privatização.
A privatização se dá pela proposta da venda dos ativos imobiliários e das ações da CeasaMinas, junto da concessão dos serviços de exploração, operação e manutenção do Mercado Livre Produtor de Minas, que é um espaço exclusivo para produtores ou associações de produtores rurais que têm exploração agrícola.
Os entrepostos estão localizados em Caratinga, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Barbacena e, como principal, a de Contagem, na grande Belo Horizonte.
Fonte: Estadão