Caratinga se despede do jornalista Humberto Luiz Salustiano Costa, aos 85 anos

Por Rádio Cidade

27/09/2022 às 07:07

Faleceu na noite dessa segunda-feira (26) um dos fundadores do Sistema Caratinga de Comunicação, hoje Grupo Sistec, jornalista Humberto Luiz Salustiano Costa, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Madre Tereza desde 8 de setembro, para onde havia sido transferido após cirurgia de apendicite em Caratinga, no dia 1°.

Humberto Luiz era natural de Teófilo Otoni, onde deu início à carreira e chegou ao cargo de vereador da câmara local. Em meados dos anos 1960 mudou-se para Caratinga a convite do amigo Erich Gade que, na época, havia adquirido o controle acionário da Rádio Sociedade Caratinga, precursora do grupo empresarial de comunicações denominado Sistema Caratinga de Comunicação. Dele fariam parte O Jornal de Caratinga, editado e comandado por Humberto, as rádios Caratinga AM e 94 FM e a TV Sistec. O jornalista era o atual presidente da fundação mantenedora desses veículos.

 

Sô Humberto, como era chamado por muitos, exerceu por mais de trinta anos o cargo de assessor parlamentar da Câmara Municipal de Caratinga. A função era desempenhada até ser acometido pela enfermidade que lhe tirou a vida depois de uma luta de 26 dias entre os cuidados médicos das equipes da Casa de Saúde União, de Caratinga, e do Hospital Madre Tereza, de Belo Horizonte.

Atuante na vida social caratinguense, tinha orgulho de integrar o Movimento Amigos de Caratinga, MAC. Compunha a Academia Caratinguense de Letras e ocupou por várias décadas o cargo de conselheiro da Fundação Educacional de Caratinga, Funec, mantenedora do Centro Universitário de Caratinga, Unec. Respondia pela diretoria do conselho e assinava como jornalista responsável pela Unec TV.

Livro, uma realização pessoal

No último dia 20 de agosto, Sô Humberto lançou um livro com recortes da vida de Caratinga e região dos anos 1970 e 1980, do ponto de vista político, econômico e social. Intitulado “A Verdade dos Fatos”, repete o slogan do O Jornal de Caratinga, que nos anos de sua publicação trouxe a coluna “Sem Comentários”, redigida por ele pessoalmente. Naquele sábado, 20 de agosto, o jornalista se confraternizou com amigos de longa e atual data em evento festivo no auditório do Unec, que considerava sua casa. A centenária Banda Santa Cecília participou de toda a solenidade, uma exigência do autor apaixonado pela história e performance da banda.

 

Velório e sepultamento

Humberto Luiz será velado no ginásio do UNEC a partir das 14h. O sepultamento irá acontecer no cemitério de Caratinga, às 16h30. Todos os preparativos atendem sua vontade.

Ele deixa a esposa Vanda Lélis, os filhos Humberto Luiz Júnior, João Camilo, Luís Felipe e quatro netos.

À toda família e amigos, nosso sentimento de profundo pesar.