As cidades de Santana do Paraíso, Antônio Dias e Dionísio passam a contar com bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Nessa quarta-feira (5) foram entregues as ambulâncias para essas localidades.
O plano de expansão do SAMU Leste/Vale do Aço prevê a implantação de mais quatro bases até o final do mês. Até dezembro, serão entregues as demais para efetivar a cobertura de 100% dos municípios da área de abrangência das regionais de Saúde Coronel Fabriciano e Governador Valadares. Com isso, o SAMU saltará das atuais 11 bases em operação para 27, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas dos 86 municípios do Leste e Vale do Aço.
O SAMU Regional começou a operar, efetivamente, em dezembro de 2020. De lá para cá, foram implantados a Central de Regulação, em Governador Valadares, uma UTI Móvel e outras 12 bases de Suporte Básico, sendo uma delas alocada em Caratinga. Para garantir a expansão do serviço, estão sendo investidos R$ 16,4 milhões.
Quando devo ligar para o 192
O SAMU realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o SAMU em casos de:
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.