A Black Friday ocorreu nesta sexta-feira (25) em todo o Brasil com promessa de grandes promoções no comércio. Em Caratinga, as lojas abriram mais cedo para receber os clientes que queriam aproveitar as condições especiais. Nas lojas em que a reportagem esteve ao longo do dia, o movimento foi regular com picos de venda.
No setor de roupas, por exemplo, a gerente Keyla de Andrade disse que esperava um movimento maior, sendo que neste ano recebeu menos clientes do que no ano anterior.
Por outro lado, na loja Magazine Luiza foi possível perceber maior atividade de consumidores. A gerente Beatriz Soares avalia positivamente as vendas nesta data promocional.
O policiamento nas ruas de Caratinga foi ampliado para garantir a segurança dos comerciantes e consumidores, como destaca Tenente Edenilson.
A Black Friday surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos. Ela acontece um dia após o feriado de Ação de Graças e marca o início das vendas de Natal naquele país. Desde 2010, quando desembarcaram no Brasil, ainda bastante focadas no comércio online, as promoções associadas ao evento caíram no gosto dos consumidores. De lá para cá, passaram a representar a antecipação de parcela significativa dos gastos com o Natal e ganharam espaço de destaque no varejo físico.