Pelé, Atleta do Século 20, morre em São Paulo aos 82 anos

Por Rádio Cidade

29/12/2022 às 17:18

Pelé é Eterno. Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador de futebol da história, morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos em São Paulo. Internado no Hospital Albert Einstein havia 30 dias, o Atleta do Século teve complicações em decorrência de longo tratamento contra o câncer.

Desde 2021, Pelé passava por sessões de quimioterapia para tratar tumores no intestino, fígado e pulmão. Ele também passou por cirurgia para retirada de um tumor no cólon.

Pelé estava internado desde 29 de novembro para reavaliar o tratamento por quimioterapia. O quadro se tornou mais agudo, e o último boletim do Einstein explicava que “Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.

O filme biografia “Pelé Eterno”, lançado em 2004, resume no título o que significa Edson Arantes do Nascimento não apenas no universo do futebol, mas na história da humanidade. O Atleta do Século 20 é uma das maiores marcas de todos os tempos.

 

 

Foram quase 20 anos de carreira como jogador de futebol, numa trajetória em que vestiu apenas as camisas do Santos, Seleção Brasileira e Cosmos, dos Estados Unidos. São 1.282 gols em 1.375 partidas.

Fonte: Itatiaia

 

Pelé para os brasileiros e para o mundo

Em uma das tantas entrevistas que deu, Pelé é provocado a dizer quais são os melhores jogadores que ele viu em campo.

O caratinguense Ruy Castro, autor da biografia de Garrincha e de um filme sobre Pelé, que também foi tema de muitos de seus textos, comenta:

Ruy Castro falou, ainda, sobre a projeção de Pelé em todo o mundo.

O velório de Pelé, mineiro de Três Corações, acontecerá na Vila Belmiro, casa do Santos e onde o craque começou a carreira. A repercussão de sua morte é gigantesca, sendo destaque nos principais meios de comunicação em todo o mundo e com milhares de menções feitas por personalidades do esporte e de outras áreas.