Barranco desaba sobre casa e mata criança de 5 anos, adolescente de 14 e jovem de 28, no Morro da Antena

Por Rádio Cidade

16/01/2023 às 17:07

Caratinga amanheceu nesta segunda-feira (16) acompanhando os desdobramentos de uma tragédia. O dia havia clareado há pouco quando um barranco de cerca de dez metros de altura e uma árvore caíram sobre a residência de uma família na rua Angelo Porcaro, que fica no bairro Esperança, na localidade mais conhecida como “Morro da Antena”, em Caratinga. Nos quartos atingidos dormiam um menino de 5 anos, uma adolescente de 14 anos e a tia do menino, de 28 anos. Todos morreram, apesar dos esforços de moradores e das equipes de socorro.

 

 

A mãe da criança disse que tinha se levantado para se arrumar para o trabalho, por volta das 6h30, quando escutou um grande estouro e o barranco a jogou na parede da cozinha. Não choveu nessa noite e não chovia no momento.

Vizinhos foram os primeiros a tentarem ajudar a família enquanto o socorro não chegava. Logos que os bombeiros assumiram as buscas, em pouco tempo foram localizados o menino Heitor Moura Medeiros e a adolescente Emili Vitória de Souza Freitas já sem vida. A jovem Adriely Estefani de Mourão Santos foi socorrida com sinais vitais, mas não se recuperou da parada cardiorrespiratória e faleceu no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Tenente Cotta, do Corpo de Bombeiros Militar, falou sobre o resgate das vítimas, que contou com auxílio dos moradores no primeiro momento.

Keterly Kelly de Souza mora próximo à casa atingida pelo barranco. Ela foi uma das voluntárias que tentaram ajudar as vítimas.

Além das três vítimas fatais e da mãe que havia acabado de chegar, também estavam na casa outras duas pessoas – uma mulher de 45 anos e um homem de 52 anos, que sobreviveram.

 

 

As causas do deslizamento serão investigadas. Segundo Tenente Cotta, a casa está localizada em área de risco, mas não há informação se a estrutura do imóvel apresentava algum problema anterior.

Roberto Santos, morador na rua Angelo Porcaro há cerca de 30 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local da tragédia. Em conversa com nossa reportagem, apontou alguns problemas que podem ter contribuído para o deslizamento.

 A Defesa Civil de Caratinga informou por meio de nota que atuou na ocorrência desde do início da manhã, realizando vistorias e auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar. Algumas áreas próximas foram interditadas e novas vistorias estão sendo feitas para apurar as causas e responsabilidades sobre a tragédia.

A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social do município disseram estar oferecendo assistência necessária às vítimas e familiares desde a hora do ocorrido.

O velório das vítimas da família Moura acontece na igreja principal da rua Coronel Chiquinho, na comunidade Santa Isabel.