Primeiro LIRAa de 2023 apresenta médio risco para epidemia de arboviroses em Caratinga

Por Rádio Cidade

17/01/2023 às 20:00

A Secretaria de Saúde de Caratinga, através da Seção de Controle de Endemias, realizou entre os dias 9 e 11 de janeiro de 2023 o 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que apresentou resultado de infestação predial de 3,7%. O resultado representa médio risco para epidemia das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município. O último LIRAa de Caratinga, entre 24 e 26 de outubro de 2022, havia apresentado resultado de infestação predial de 1,1%.

O levantamento possibilita a implementação de ações para reduzir os índices de infestação do vetor nas áreas consideradas de maior risco para proliferação do mosquito transmissor das arboviroses. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde como ideal para o controle das doenças é abaixo de 1%.

De acordo com o diretor de do Departamento de Epidemiologia e Estatística, Juan Almeida Cruz Costa, este é um período de alta infestação do Aedes aegypti. “No verão, com as chuvas frequentes e o calor típico da estação, se cria um ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti, principalmente quando há locais que acumulam água e se tornam criadores do mosquito. Após as chuvas, a população deve verificar se na casa tem algum lugar ou vasilha que encheu de água. É importante que, além de jogar fora essa água acumulada, esses locais sejam lavados com sabão ou cloro”, explica.