Fundação Hemominas realiza coleta externa de sangue na sede da ACIC em Caratinga. Doadores e voluntários já podem cadastrar

Por Rádio Cidade

03/03/2023 às 08:10

No dia 11 de março, a Fundação Hemominas realizará coleta externa de sangue em Caratinga. A ação, aberta à comunidade, acontece das 8h às 16h, na sede da Associação Comercial e Industrial, localizada na Praça da Estação. A previsão do Hemocentro Regional de Valadares, responsável pela coleta, é atender cerca de cem candidatos à doação de sangue.

 

 

O policial penal Carlos Teixeira é um dos idealizadores do projeto. Ele explica que neste ano a sede da ACIC foi escolhida avaliando a logística do local para acesso dos doadores.

 

 

O gestor da ACIC, José Carlos Júnior, fala sobre os preparativos para cumprir o planejamento e atender a demanda.

 

 

As doações serão feitas por etapas. O primeiro passo é o cadastro do voluntário. Quem explica é o assistente social do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora Vilson Álvares.

 

 

Há critérios que permitem ou impedem uma doação. Eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam a proteção do doador e a segurança de quem vai receber o sangue. A enfermeira do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Mércia, fala dos requisitos.

 

 

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reaproveitado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Mércia ressalta a importância desta coleta para a cidade.

 

 

Os cadastros estão sendo realizados através do WhatsApp, pelo número 33 999294759. No ato da doação é obrigatória a apresentação de um documento original de identidade com foto.