A Polícia Militar cumpriu nesta quinta-feira (23) 15 mandados de prisão nos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, em Manhuaçu. A ação se refere à Operação Balaústres que começou em 2022, promovendo uma escalada da violência dos últimos anos em Manhuaçu, e depois em Simonésia, devido à disputa entre grupos rivais envolvidos com o tráfico de drogas.
Durante o período de preparação da operação, a polícia monitorou infratores que vendiam drogas na localidade, resultando na prisão em flagrante de 41 usuários. Também foram apreendidas drogas e efetuadas 11 prisões em flagrante por tráfico.
Segundo a PM, traficantes ligados a esta organização contribuíram direta ou indiretamente para diversos homicídios em Manhuaçu e em Simonésia nos últimos anos.
Os crimes praticados em Simonésia também motivaram a Operação Alvo Duplo da Polícia Civil de Manhuaçu. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Simonésia, Santana do Manhuaçu e na Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta quinta-feira (23).
A operação apreendeu aparelhos celulares que serão analisados nas investigações em curso. Uma arma foi apreendida e o proprietário foi preso em flagrante por posse ilegal.