A Polícia Militar deu início nesta segunda-feira (10) à Operação Proteção Escolar em todas as cidades mineiras. A operação visa fortalecer a relação entre a comunidade escolar e a Polícia Militar de Minas Gerais, promovendo a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável. Será desenvolvido um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior dos educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano.
De acordo com o comando do 62º Batalhão de Caratinga, haverá aumento do policiamento preventivo e ostensivo nas imediações das escolas. Também serão feitas visitas comunitárias e desenvolvidas outras atividades para conscientizar alunos, professores e pais/responsáveis sobre a importância da segurança escolar.
Segundo a PM, o policiamento será estendido às escolas estaduais, municipais e particulares.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas de todo o país. Hashtags são palavras-chave ou termos associados a uma informação ou discussão que se deseja indexar de forma explícita em aplicativos, como Twitter e Facebook, antecedidos pelo símbolo cerquilha (#) .