Está aberta oficialmente a etapa microrregional do JEMG/2023 em Caratinga. A abertura ocorreu na manhã de hoje (15) no ginásio poliesportivo do bairro Limoeiro. Os Jogos Escolares acontecem de 15 de maio a 21 de junho, em 52 sedes de várias regiões de Minas Gerais. Caratinga é uma delas.
Na microrregião são previstos 143 jogos até 20 de maio, com 42 escolas competindo nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Ao todo, 21 municípios da região participam desta etapa.
A tocha olímpica dando a largada dos jogos estudantis foi carregada e acesa por Higor Martins, estudante da Escola Estadual Engenheiro Caldas, de Caratinga. Esta é sua primeira participação no JEMG e ele representará a escola na modalidade handebol.
A escola Hilma de Lana Emerick Caldeira já tem a tradição de representar a cidade de Dom Cavati nos jogos escolares. O diretor do colégio, Daniel Souza, disse que os alunos estão empolgados.
Tiago Bicalho é professor voluntário na escola Engenheiro Caldas e preparou os alunos para competirem através do projeto “Amigos da Escola”.
O superintendente de Cultura e Esporte de Caratinga Rainer Alves ressalta a importância do evento esportivo para a região.
Além de proporcionar disciplina e espírito de competição, o JEMG faz uma ponte que liga os alunos da região dando a oportunidade de interação entre eles, como complementa a superintendente regional de ensino Landislene Gomes.
Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. O JEMG/2023 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.