Moradores de Piedade de Caratinga são alvos de operação da Polícia Federal contra migração ilegal

Por Rádio Cidade

05/06/2023 às 18:10

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (05) uma operação de combate ao crime de migração ilegal. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em Piedade de Caratinga, Engenheiro Caldas, Belo Horizonte e Guarulhos (SP). Os investigados, segundo a PF, promoviam a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos com a finalidade de obter vantagem econômica, pelo esquema conhecido como “cai-cai”. Além disso, foram identificadas ameaças feitas a familiares das pessoas que não pagavam as quantias combinadas para promover a viagem ao exterior.

 

 

De acordo como o delegado da Polícia Federal Daniel Fantini, as investigações começaram há mais ou menos um ano, mas a quadrilha que providencia a travessia para os Estados Unidos pela fronteira do México, de forma ilegal, atua desde 2018. As apurações começaram a partir da denúncia de imigrantes que estavam sendo ameaçados. Para garantir a travessia são cobrados, em médica U$ 20 mil, cerca de R$ 100 mil.

 

 

O delegado Fantini falou sobre as prisões de hoje.

 

 

 

 

A polícia estima que cerca de 250 pessoas tenham sido vítimas do grupo criminoso na região, recentemente. Aproximadamente a metade tem menos e 18 anos. Essas crianças e adolescentes são usados para facilitar a travessia. Como a maioria mora nos EUA, é difícil colher os depoimentos de todas as vítimas.

 

 

Também foi expedido pelo da Juízo da 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares, o bloqueio de valores de aproximadamente R$ 20 milhões. Os suspeitos irão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente e associação criminosa. Se condenados, podem cumprir até 14 anos de prisão.