Polícia Civil não tem dúvida de que houve vazamento da prova do concurso da Prefeitura de Piedade de Caratinga

Por Rádio Cidade

05/06/2023 às 18:04

 

Não há dúvidas do vazamento da prova do concurso público realizado pela Prefeitura de Piedade de Caratinga no dia 28 de maio. É o que afirma o delegado da Polícia Civil Luiz Eduardo Gomes, com base nas investigações que tiveram início na sexta-feira anterior à aplicação da prova.

 

 

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Caratinga, Piedade, Ipanema e Pocrane, nesta segunda-feira (05). A polícia esteve na casa e nos endereços de trabalho dos candidatos suspeitos de terem se favorecido do esquema. Dois homens servidores municipais de Piedade e uma mulher de outro município obtiveram a mesma nota e erraram a mesma questão para os cargos de Advogado do CRAS, Enfermeiro Especialista em Curativos e Dentista Especialista em Próteses.

 

 

De acordo com o delegado Luiz Eduardo, a denúncia de possível fraude do concurso foi feita antes mesmo da prova ser aplicada. Por isso, a Polícia Civil começou a acompanhar o processo de perto, a partir do dia 26 de maio, para evitar a cópia do gabarito.

 

 

Tocador de áudio

 

 

 

 

As investigações continuaram após a prova e, como foram encontrados indícios de fraude apenas para três cargos que exigem uma qualificação específica, não foi difícil chegar aos suspeitos.

 

 

Tocador de áudio

 

 

As buscas feitas hoje também chegaram à Prefeitura de Piedade, já que dois dos três suspeitos identificados até agora são servidores municipais. Foram apreendidos celulares e computadores. Em um computador apreendido em um escritório de Caratinga, foi identificado o download da prova que, conforme o delegado, é determinante para afirmar que houve fraude no concurso.

 

 

Tocador de áudio

 

 

 

Dowload da prova no computador de um investigado

Download da prova no computador de um investigado

 

 

O delegado diz que a investigação será constituída de quatro fases, sendo que restam duas a serem cumpridas. Um dos objetivos também é investigar a empresa que realizou o concurso, que tem sede no estado da Bahia.

 

 

Tocador de áudio

 

 

 

 

Se não resta dúvida de que houve vazamento da prova, o concurso será possivelmente anulado, na avaliação de Luiz Eduardo Gomes.

 

 

Tocador de áudio

 

Nota da prefeitura

Em nota, a administração municipal de Piedade de Caratinga informou que foi surpreendida na manhã desta segunda-feira (5) com a notícia da possível ocorrência de fraude no concurso público que realizou através do Instituto de Educação e Saúde Pública – IESP. Ao tomar conhecimento da possível fraude, imediatamente disponibilizou toda a documentação solicitada pela autoridade policial para pronta e rápida conclusão das investigações.

 

 

Concluindo, o governo de Piedade afirmou que está disponível no que necessário for para colaborar com a investigação para manter a lisura do certame público.