A Expedição Bééé Brasil visitou nesse final de semna os criadores de caprinos e ovinos da região. No sábado (09) e domingo (10), a expedição conheceu a ovinocultura de corte e a caprinocultura leiteira dos municípios de Caratinga, Santa Rita de Minas e São Sebastião do Anta. Para muitos que não sabem a diferença, ovinos são carneiros e ovelhas; caprinos são bodes e cabras.
O programa em destaque tem parceria com o Sicoob Credcooper e, através do Senar, qualifica o produtor através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de ovinocaprinocultura. O zootecnista e instrutor do Senar de caprinos e ovinos, Luciano Biovesan, representa a Expedição Bééé Brasil. Durante as visitas, ele disse ter visto o empenho dos produtores locais na melhoria do manejo e da genética.
O programa ATeG, atende hoje 16 produtores na cadeia de ovinocaprinocultura. Estão sendo concluídos 12 meses de trabalho, que terão sequência por mais 12 meses com este mesmo grupo. O supervisor do ATeG, Ricardo Lignani, explicou que tipo de capacitação é oferecida aos produtores.
Ricardo considera que tem havido uma evolução dos produtores neste período de estudo, também com atenção para o bem estar dos animais.
O produtor Claudinei Gomes Moreira mora no Córrego Brejaúba, em Santa Rita de Minas. Ele desenvolve atividades de turismo na propriedade Caprino Efrain e é proprietário do restaurante Sabor da Roça.
Claudinei fala sobre os cuidados da criação, com destaque para a alimentação de boa qualidade.
E dá dois conselhos que considera essenciais para quem pensa em criar ovinos ou caprinos.
A chácara Caprino Efrain, em Santa Rita de Minas, recebe o público aos sábados, domingos e feriados. Adultos e crianças podem ver de perto a criação de cabritos, além do contato com galinhas exóticas e outros animais.
A caprinocultura e a ovinocultura são atividades difundidas em todo territorial nacional, mas com uma concentração, em especial de bodes e cabras, na região do Semiárido brasileiro. No Brasil, cerca de 90% desses animais e 60% de carneiros e ovelhas estão localizados na região Nordeste. A região Sul estão 24% do rebanho de carneiros e ovelhas para lã e corte.
A caprinocultura e a ovinocultura possuem um grande potencial para ampliação da produção de carne, leite e seus derivados, além de incremento do setor industrial no segmento de calçados e vestuários que valorizam produtos regionalizados, com matéria-prima oriundas das peles dos animais. Todos esses produtos podem ser disponibilizados de forma a suprir as demandas do mercado interno e, dependendo do grau de organização da produção, gerar excedentes para exportação.