Forças de segurança cumprem novos mandados de busca e de prisão contra traficantes que atuam na região

Por Rádio Cidade

26/12/2023 às 16:06

 

A Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – coordenado pelo Ministério Público, e as polícias Militar e Rodoviária Federal -, desencadeou nesta semana a operação Avus. O alvo foi uma associação voltada para o tráfico de drogas no Vale do Aço e cidades próximas.

 

 

Durante a ação foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva contra integrantes da associação investigada, nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Caratinga. Também foram apreendidos quatro veículos, sendo um clonado, dinheiro e provas da prática dos crimes sob investigação.

 

 

Este é um dos desdobramentos das operações Alquimia e Retomada, também desenvolvidas pelo Gaeco, que resultaram na prisão de 60 traficantes na região e na apreensão de drogas e veículos. O delegado Fernando Lima faz um balanço dessas ações recentes.

 

 

 

 

De acordo com a Polícia Civil, o serviço de inteligência do Gaeco reuniu informações que comprovam a distribuição e venda de entorpecentes por parte dos investigados, que adquiriram imóveis e veículos de luxo com o dinheiro do crime. Segundo o delegado Fernando Lima, além das prisões e apreensões, o Gaeco se preocupa em “minar” o sistema financeiro das associações, bloqueando vários bens.

 

 

 

 

O nome da operação, “Avus”(avô traduzindo do latim), tem origem no apelido do traficante mais importante preso até agora, conhecido como “vovô”.