1º Levantamento Rápido De Índices Para Aedes Aegypti em Caratinga aponta aumento de 2,6% de infestação do mosquito

Por Rádio Cidade

22/01/2024 às 10:09

O 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância em Saúde de Caratinga entre os dias 16 a 18 de janeiro, apresentou resultado de Infestação Predial de 2,6%, o que representa para o município MÉDIO RISCO para Epidemias das Arboviroses. O índice de infestação predial considerado ideal para controle de transmissão pelo Aedes aegypti é abaixo de 1%.
O aumento do Índice de Infestação por Aedes aegypti neste período do ano tem uma relação direta com as chuvas e as altas temperaturas, criando dessa forma condições favoráveis para proliferação e dispersão do Vetor. Outra preocupação são com lotes e quintais sujos. De acordo com o diretor do departamento de fiscalização da prefeitura, Francisco Dutra, o departamento tem recebido várias denúncias dessa situação no município.
Além das ações de rotina realizadas diariamente pelos Agentes de Combate a Endemias, o Departamento de Epidemiologia e Estatística, estará intensificando as atividades para combater o mosquito transmissor. Além disso, a população pode contribuir com iniciativas simples como evitar água parada, entulho e cuidar de calhas e plantas.