Governo de Minas intensifica campanha para dignóstico e tratamento da hanseníase

Por Rádio Cidade

30/01/2024 às 16:43

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para a hanseníase, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A hanseníase é causada por uma bactéria transmitida por meio das vias respiratórias (fala, tosse ou espirro) e atinge a pele e os nervos periféricos como os das mãos e pés, causando a perda de sensibilidade da pele. Se não for tratada, pode evoluir para o comprometimento severo dos movimentos dos membros.

 

 

A chefe do Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas da Fundação Ezequiel Dias, Funed, Carmem Dolores Faria, destaca que as pessoas doentes não transmitem a doença pelo toque.

 

 

 

 

No estado de Minas Gerais, houve tendência e redução de casos entre os anos de 2018 e 2020, com leve aumento em 2021. Na regional de Coronel Fabriciano essa redução foi mais acentuada na microrregião de Caratinga.

 

 

Já no ano de 2023, 41 casos foram registrados na regional de Coronel Fabriciano, destes, quatro em Bom Jesus do Galho, dois em Córrego Novo, um em Dom Cavati, quatro em Inhapim e um em Santa Rita de Minas.