Exame de DNA confirma troca de bebês dentro do hospital de Inhapim. Famílias ficaram com as crianças por três semanas

Por Rádio Cidade

27/03/2024 às 16:45

 

Dois bebês que foram trocados no Hospital São Sebastião, em Inhapim, voltam para suas famílias de origem após quase um mês depois do nascimento. A confirmação da troca foi feita por meio de exame de DNA. O resultado foi informado no último dia 20.

 

 

 

As crianças nasceram no dia 28 de fevereiro, mas a investigação teve início no dia 15 de março para averiguar a suspeita das mães. Uma delas argumentava que conferiu a pulseira de identificação da maternidade e constatou que o nome era de outra mãe, moradora de uma cidade vizinha, que havia dado à luz naquele mesmo dia.

 

 

De acordo com uma das mães, depois do resultado do exame, o hospital não a procurou mais para qualquer tipo de explicação. Apesar da confirmação da troca, elas mantém convívio, já que nestas três semanas se apegaram aos bebês que estavam com elas.

 

 

O que disse o hospital

 

Até o momento, a direção do Hospital São Sebastião não se posicionou oficialmente.  No dia dos fatos, o diretor Paulo Nogueira divulgou uma nota lamentando o acontecido. Disse que o hospital realiza, em média, 400 partos por ano e todos os cuidados são tomados para que tudo corra bem. Dr. Paulo Nogueira, inclusive, fez o parto de um dos bebês que foram trocados. Segundo ele, todo o procedimento protocolar foi feito, também com colocação da pulseira do bebê.

 

 

 

 

Ainda segundo a nota, após o parto, o bebê fica aos cuidados de técnicos responsáveis desse setor junto à mãe. Na data do fato, o diretor disse não saber o que houve, mas que acompanhava a situação, arcando com as despesas cabíveis, inclusive com o exame de DNA solicitado. Na época, o médico Paulo Nogueira destacou que o hospital estaria à disposição das famílias e que iria auxiliar em tudo o que fosse necessário. Se constatada a troca dos bebês, toda a equipe envolvida seria devidamente responsabilizada.

 

 

 

Agora, as famílias aguardam que o hospital entre em contato para esclarecer o episódio e informar as providências que serão tomadas.