Ainda não há data definida para a inauguração da nova Praça da Estação de Caratinga. A obra na área, que até então não passava de um espaço aberto sem qualquer infraestrutura, recebeu um projeto para que tenha mais utilidade para a comunidade.
Algumas imagens da praça, que está cercada por tapumes, já foram divulgadas. Nesta semana está sendo executado o paisagismo com flores e árvores adequadas ao projeto.
Segundo a assessoria de comunicação do poder executivo, o passeio no entorno da praça ainda não está pronto para uso. Mas há também expectativa quanto à conclusão do processo licitatório para aquisição de uma réplica de locomotiva do tipo Maria Fumaça. A prefeitura abriu a licitação pela terceira vez e espera que a programação siga em frente para que a proposta inicial da obra, como um todo, seja finalizada.
A ideia se justifica na origem da Praça da Estação que foi ponto final da Estrada de Ferro Leopoldina, nas décadas de 1930 e 1940. A ferrovia deixou de transportar passageiros e cargas nos anos 1970, mas restou naquele local o prédio da estação e, por alguns anos, até parte dos trilhos.